domingo, 13 de abril de 2008

Manifesto dos Estudantes da UESPI acerca da Greve dos Professores

QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO! DE VERDADE


Os estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), abaixo-assinados, vêm por meio desta, manifestar sua opinião acerca das reivindicações pleiteadas pelo corpo docente da UESPI, bem como, manifestar opinião sobre a da condição estrutural da referida IES.


Reconhecemos como legítima e necessária a propositura de aumento salarial para os professores de nossa Universidade. O atual salário do nosso corpo docente está há muito defasado, não mais correspondendo a uma remuneração digna de tal classe profissional. O salário baixíssimo não estimula o professor a desenvolver o seu trabalho da melhor forma; não estimula novos profissionais a ingressarem no quadro de docentes da UESPI. Não é à toa que sobram vagas nos concursos para professor da Universidade Estadual do Piauí.


Essa luta por melhoria não é recente. Os professores da UESPI, a cada semestre, reúnem-se em assembléias e fazem paralisações de um ou dois dias, visando a abrir uma canal de comunicação com o Governo do nosso estado. Nós, alunos, observamos há vários semestres a ausência de resposta das nossas autoridades governamentais.


É com imensa insatisfação que acompanhamos a situação chegar a tal ponto: greve! Os alunos solidarizam-se com a causa dos professores. Vêem-na como justa e plausível. Sabemos também que a luta de nossos professores não se restringe apenas à questão salarial, também clama por recursos que venham a melhorar as condições de trabalho e ensino. Porém, paralelamente a isso, sentimos-nos oprimidos, privados de nosso direito mister: assistir a aulas! Mas não queremos qualquer aula. Dessa forma, não aderimos a uma greve. Aderimos a uma luta por aulas de qualidade, com professores satisfeitos e reconhecidos. Aderimos a uma luta por uma Universidade Pública com estrutura física e tecnológica adequadas.


Senhor Governador, Senhores Secretários, pedimos sinceramente que olhem pela UESPI. Muito se tem sido feito nesses 20 anos de história da nossa Universidade. Mas sabemos que o crescimento deve ser maior ainda. O material humano da UESPI é ímpar, e não pode ser tratado com este descaso. Falta-nos um apoio estrutural que deve ser dado pelo Governo do Piauí. Já passou da hora de o Governo do Estado mostrar que possui compromisso com uma educação superior de qualidade, que valoriza e dá dignidade a seus funcionários, em especial, à classe dos professores. Todo estudante deseja e merece ter uma um mestre reconhecido e capacitado.


Teresina - Piauí, 14 de abril de 2008.

Se você concorda com o conteúdo da carta, assine aqui:

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/609

Lembre-se que você precisa colocar só Nome e e-mail, e em "Informações Opcionais" no campo "Comentário ao Público" coloque seu Curso e Matrícula.

Não é preciso colocar CPF, Título Eleitoral, Num. Carteira de Identidade, Endereço, telefone ou Data de Nascimento
.



3 comentários:

Unknown disse...

Caros Alunos,
eu, na condição da professora da UESPI, atualmente licenciada para cursar doutorado em outro Estado, sinto-me feliz o orgulhosa por estarmos formando alunos como vocês: solidários, sensatos e, principalmente, críticos.
Estou profundamente decepcionada com a proposta feita pelo governo. Exatamente este governo que, em campanha de reeleição, afirmou que a educação seria prioridade no segundo mandato.
Devemos nos unir e fortalecer nossa justa LUTA!
Bárbara Olímpia - Professora do Campus Clóvis Moura

Unknown disse...

Como foi dito no manifesto:Queremos uma educação superior de qualidade!!
Eu sou a favor de que, se para isso precisemos parar,paremos!
Eu,particularmente, não cheguei à uespi por acaso.Foi a custa de muito esforço,uma boa preparação,noites mal dormidas,etc.Então, não admito ser tratada com descaso e má vontade! Precisamos de professores bem preparados(bem pagos!) e não é só isso.Precisamos de uma melhor estrutura física,de funcionários capacitados,uma bibliotca mais bem equipada,etc.
Tudo isso pode ser conseguido,sim.Só é preciso que a educação seja vista e CONSIDERADA,por parte do governo estadual.
Aline Braga-estudante de direito,1ºbloco.

Anônimo disse...

A luta d@s professor@s, estudantes e funcionários da UESPI é uma só: salvar essa instituição de ensino superior da mediocridade que o governo tenta lhe impor. A pauta de reivindicações é extensa: laboratórios, material didático, recursos tecnológicos, bibliotecas atualizadas, capacitação permanente,extinção das taxas, e principalmente, um salário decente que estimule os profissionais do órgão e possa atrair os candidatos aos concursos que precisam ser realizados imediatamente !
Parabéns pela luta ! É uma lição para os movimentos sociais cooptados e atrelados aos governos federal, estadual e municipal !
A vitória virá com lutas. Vejam o exemplo da UNB.

Prof. Sinésio Soares
Coordenação Nacional de Lutas - CONLUTAS/PIAUÌ
para ampliar o quadro de efetivos