segunda-feira, 9 de março de 2009

É tempo de ousar

Por Leonardo Maia



O que o Ensino Médio lhe ensinou além de fazer você aprender a responder uma prova de vestibular? Ensino superior pra quê? Para não ser preso? Para ganhar muito dinheiro? Para nos satisfazer profissionalmente? Só pra isso? Que educação nós queremos? Para que estudamos? Para manter a sociedade assim, desse jeito? Violenta, desempregada, miserável, pobre, analfabeta, corrupta? Que futuro somos nós se não ajudarmos a construir o presente? Você já parou para pensar sobre o seu papel social? Sobre o que realmente somos?

Nós somos estudantes inquietos e insatisfeitos. Somos Movimento Estudantil. Isso mesmo, estamos presentes nas ruas, nas praças, nas Universidades, aqui na UESPI... Lutamos por um ensino de qualidade, que atenda aos anseios de toda a sociedade, formando um mundo melhor. Fazemos ensino SUPERIOR!! Não estamos aqui para nos adequar, mas sim, para experimentar, criar novas fórmulas, estudar e praticar para uma formação mais humana. ESTAMOS AQUI PARA TRANSFORMAR!!!

Entretanto, a Universidade Estadual do Piauí não tem recursos suficientes para garantir essa sonhada formação de qualidade. Enfrentamos uma educação em crise, e isso já faz muito tempo. O ensino é precário e a pouco incentivo a pesquisa e a extensão. Se quisermos só esse pouco, podemos resumir nossa vida acadêmica da sala de aula para casa ou da sala de aula para o bar. Se não, podemos construir outros caminhos.

Por isso algumas cabeças, mãos, braços e pernas irrequietas começaram a se reunir para pensar, refletir, discutir, debater, confabular, conspirar, agir, lutar coletivamente. Percebemos que poderíamos juntos, ser agentes transformadores dessa realidade pouco agradável. Daí, começamos a querer movimentar mais a universidade e convidar mais estudantes a participar desse movimento, através da realização de reuniões, debates, manifestações, atividades intelectuais e culturais.

Somos estudantes e podemos fazer uma organização independente dentro da nossa instituição. Deixemos de ser tão ponderados, é na universidade onde temos a maior oportunidade de ousar. Qualquer estudante pode se integrar a essa luta, basta querer participar.




Leonardo Maia é coordenador do Centro Acadêmico de Comunicação Social, militante do Movimento Estudantil da UESPI (MEU) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS).

Nenhum comentário: