terça-feira, 10 de março de 2009

QUEREMOS UM DCE DCENTE


DCE??? O que diabos é isso? O que isso tem a ver comigo?

Na universidade tiramos nossas carteiras estudantis através de um Diretório Central dos Estudantes. Isso mesmo, o DCE é uma organização estudantil, gerida por estudantes para estudantes.

Essa entidade deve: ser democrática, lutar pelos anseios dos estudantes e não ter fins lucrativos. Então por que pagamos pelas carteirinhas de estudantes? Porque esse dinheiro que pagamos deve retornar para os estudantes na forma de palestras, eventos culturais, intelectuais e de formação, no financiamento de viagens para encontros e congressos, no repasse para os C.A.’s (Centros Acadêmicos)...

Os DCE’s funcionam dentro das Universidades, facilitando o contato entre membros da diretoria e acadêmicos. A diretoria de um DCE é eleita por meio de eleição Ao fim de uma votação movimentada e de um processo tenso de apurações, a chapa que vence, por ter conquistado a maioria de votos, é empossada. Ela tem autonomia para gerir a entidade por todo o mandato, cumprindo com as suas propostas de campanha, mobilizando os estudantes em prol de causas comuns e fomentando discussões em torno da nossa conjuntura nacional.

Agora, imagine se a diretoria do DCE da sua Universidade realizasse eleições as escondidas e elegesse uma nova diretoria com o voto de apenas 17 estudantes, escolhidos pela própria diretoria. Pior ainda, se ela utilizasse o dinheiro das carteirinhas em benefício próprio, não fizesse repasse para os C.A.’s e nem prestasse conta aos estudantes das finanças. Catastroficamente pior, se ele não atendesse mais aos anseios dos estudantes, funcionasse fora da universidade e trabalhasse apenas em prol de um pequeno grupo de falsos estudantes corruptos.

Não é um DCE assim que queremos. Por isso lutamos por um Diretório que emita carteirinhas a preços acessíveis, patrocine eventos acadêmicos de caráter lúdico e intelectual; mobilize-se em a favor de causas estudantis, sociais, políticas e econômicas; respeite as decisões das assembléias gerais e represente os estudantes junto aos docentes e administradores da universidade.

Um comentário:

Universo Cidade disse...

adorei o trocadilho e fico imensamente feliz em ver pessoas discordando e fazendo aconter o qeu n se espera...