quarta-feira, 29 de abril de 2009

NOTA DE REPÚDIO

A Universidade Estadual do Piauí sofre sérios problemas pela ausência de ensino de qualidade, pesquisa e extensão. Essas dificuldades se agravam ainda mais quando o governo do estado pouco se preocupa com a instituição, a administração superior adota medidas governistas e os estudantes não possuem uma entidade legítima e representativa para exigir melhorias.

Por isso, nós, do coletivo do Movimento Estudantil da UESPI (M.E.U.), repudiamos a atual gestão do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual (DCE), pois essa entidade deveria exercer o importante papel de lutar pelos direitos dos discentes da universidade. Entretanto, a diretoria do DCE da UESPI é ilegítima, não executa ações que atendam aos anseios dos discentes, não os representa, funciona fora da universidade com sede instalada em um prédio alugado no centro de Teresina e emite carteirinhas estudantis a preços abusivos, sem haver nenhum retorno desse dinheiro para os estudantes.

Essas pessoas que estão instaladas na diretoria do DCE, fazem parte de um mesmo grupo que a cerca de dez anos se mantêm no poder da entidade através de um processo eleitoral viciado. Através de várias modificações no estatuto do diretório, em assembléias sem o conhecimento da maioria dos estudantes, eles tornaram impossível a participação democrática dos estudantes no processo político e eleitoral do DCE.

Atualmente o estatuto só considera ASSOCIADO do DCE, quem tira a Carteira Estudantil pelo DCE da UESPI, porém a entidade deve representar todos os estudantes da universidade, independente de onde ele tirou sua carteirinha. Tem mais, o estatuto dita que o presidente da comissão eleitoral tem que ser escolhido pelo presidente do DCE. Esse presidente da comissão eleitoral tem todo o poder para dizer quem são os estudantes aptos a votar ou não e ao final da assembléia, pois as eleições são indiretas, ele pode validar ou não a eleição (ISSO É UM ABSURDO). Além disso, para inscrever chapa, o estudante tem que pagar uma tacha num valor, correspondente a uma porcentagem do salário mínimo.

Por tudo isso, repudiamos o atual presidente do DCE, Genevaldo Silva, que teve sua matrícula cancelada no primeiro semestre de 2008; o vice-presidente, José Maria, que não tem nenhum registro nos arquivos da UESPI, ou seja, nunca foi estudante da instituição; e toda essa diretoria, que foi eleita em julho de 2007, em um Segundo Congresso dos Estudantes da UESPI, o qual, quase todos os estudantes desconhecem.

Lutamos por um DCE DCEnte.
Movimento Estudantil da UESPI
(Coletivo M.E.U.)

Nenhum comentário: