domingo, 4 de maio de 2008

Uespi é Uespi em qualquer lugar

Conversa em Parnáiba-PI
Uespi é Uespi em qualquer lugar. E nos três campus de Parnaíba não poderia ser diferente, salas pequenas e sem ar-condicionado, biblioteca minúscula, salário vergonhoso para os professores, entre muitas outras deficiências particulares dos cursos (vide a Kombi do pessoal de Agronomia, que tem carteiras no lugar dos bancos).
Na conversa tida lá, os alunos mostraram que não estão satisfeitos coisa nenhuma, e que era só questão de um empurrãozinho para que começassem a discutir universidade e movimento estudantil.
Muitos foram os interessados em montar C.A e até D.A, em buscar soluções pros problemas uespianos e não ficar parado vendo tudo passar, mesmo que estejam um pouco longe na reitoria e do movimento que vem surgindo em Teresina.
Acreditamos então que o contato com estudantes de Uespi de todo o Piauí é muito positivo pro fortalecimento da luta a favor de uma educação pública de qualidade.
Aqui um e-mail de uma aluna da Uespi de Parnaíba:

“Oi Larissa!!!Depois q vcs foram embora nos reunimos p discutir sobre a organização do D.A. aqui no Campus de Parnaíba. Mas parece q tem uma dívida de R$5.000,00. Acho q teremos q fazer uma liga de C.As como vcs... Fizemos uma assembléia geral nessa terça-feira( 29/04/2008 ) e nela decidimos pela paralização.... Escolhemos dois representantes de cada curso p recolherem as reinvidicações dos alunos e levarem p a próxima reunião que será no dia 12/05/2008. A Paralização será dia 13/05/2008. Se Deus quiser vamos conseguir levantar esse movimento estudantil.....Abraço!!!”
(debinhafurtado@hotmail.com)

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom galera de parnaíba, por vcs estarem aderindo ao movimento e por terem deflagrado greve estudantil aí em phb. Fico feliz pq já morei aí em phb e sei como é difícil fazer movimento estudantil aí, é importante que vcs dêem a batalha para que mais e mais estudantes daí se somem nesta reorganização, seria bom contar com o apoio também dos estudantes da UFPI daí e das particulares até porque a nossa luta é uma só, a luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Deixo minhas saudações e da CONLUTE (Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes) a todos vcs de phb em mais uma batalha p/ o movimento estudantil em nosso estado. Abraços!!!

Anônimo disse...

Pessoal, tenho aqui mais uma prova de que o ME não se rende. Estamos em plena campanha nacional pela construção do plebiscito sobre o REUNI, esse gigantesco ataque a educação pública superior do país. O REUNI não afeta somente as instituições federais de ensino, e sim a educação pública como um todo, é a total regulamentação do descaso que vem sendo implementado em nossas universidades públicas, pra citar com exemplo: a nossa UESPI que tem salas superlotadas, professores com baixos salários, estrtura altamente precarizada, etc. , pois o REUNI vem justamente pra agudizar essa situação tanto nas federais como nas estaduais e beneficiando diretamente os "tubarões" do ensino privado. Aqui abaixo está o contexto de nossa campanha nacional e as perguntas que serão feitas, este plebiscito está sendo organizado pela Frente Nacional de Luta Contra A Reforma Universitária e pela Conlute. Esta e outras campanhas vcs podem acompanhar no site da CONLUTE: www.conlute.org.br
Boa leitura!!!

Plebiscito Nacional sobre o REUNI
Postado em 01 de May de 2008 por Conlute -
Faltando menos de um mês para o plebiscito, estudantes do Brasil inteiro já se preparam para dizer não ao REUNI de Lula.

O movimento estudantil em 2007 tomou grandes proporções principalmente pela luta nas universidades federais contra o decreto de Lula, o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Desde o inicio das mobilizações de 2007, os estudantes exigem um amplo debate dentro da comunidade acadêmica sobre o Reuni, mas o que na verdade aconteceu foi a aprovação desse projeto em diversas universidades federais por meio do autoritarismo das reitorias e muitas vezes com o apoio da repressão policial contra os estudantes que se colocavam contra o decreto.

Diante disso, o movimento estudantil não aceitou se calar e agora está organizando um Plebiscito Nacional sobre o REUNI para a semana de 26 a 30 de maio.

Além de aprofundar o debate do REUNI, o plebiscito pretende trazer para a discussão as universidades particulares, estaduais, as escolas secundaristas, os professores e técnicos administrativos.
A expectativa é que sejam recolhidos mais de 100 mil votos, provando que a comunidade acadêmica é contra esse projeto de sucateamento da universidade pública e que os estudantes não estão dispostos a deixar esse ataque chegar à sala de aula.

Veja e entenda as perguntas:

1. Você concorda com o REUNI, um decreto do Governo Lula que entre outros ataques, acaba com a autonomia das universidades federais e as obriga a dobrar o número de alunos por professor, acabando com o ensino e a pesquisa de qualidade?
O Reuni é um projeto que prevê aumento de vagas utilizando a mesma infra-estrutura (salas de aula, laboratórios, RUs) e a mão-de-obra (professores, técnicos) que já existe nas federais. Alguns pontos do projeto obrigam as universidades a aumentar a relação de aluno/professor de 12/1 , que hoje é a média nacional, para 18/1. Ou seja, quase dobra o número de estudantes e deixa as salas de aula lotadas.

Além disso, o projeto obriga as universidades a terem uma taxa de diplomação de 90%. Para exigir isso e outras metas que sucateiam a qualidade da universidade pública, o MEC oferece uma verba que não é suficiente para essa ampliação.

2. Você concorda com a estrutura antidemocrática dos órgãos de decisão das universidades e escolas que permite que o REUNI e outros projetos sejam aprovados sem um debate mais amplo na comunidade acadêmica?
O Reuni foi aprovado dentro dos Conselhos Universitários, que são as instâncias máximas da decisão das universidades. Neste espaço há professores, estudantes, técnicos e representantes da comunidade externa. E entre todos esses, 70% são de professores, o que facilita que ataques como o Reuni sejam aprovados. Além disso, na maioria das vezes a comunidade acadêmica não fica sabendo das mudanças que são discutidas na universidade, apenas é informada quando essas já foram aprovadas.

3. Você é a favor do projeto de Fundações Estatais de direito privado que transfere para a iniciativa privada a função de administrar hospitais e instituições publicas, precarizando o trabalho, reduzindo a democracia interna nas decisões, abrindo espaço para a cobrança pelo atendimento nessas instituições?
As fundações estatais de direito privado permite, por exemplo, que os Hospitais Universitários aluguem leitos, cobre por consultas médicas, por internação e inúmeros outros serviços. Leia mais em:
http://www.conlutas.org.br/downloads/Funda%C3%A7%C3%B5es%20Estatais%20Cad%20Ines.pdf

Construa o plebiscito em sua escola!

Existe uma comissão organizadora nacional do plebiscito que está articulando os estados que irão participar. Entre em contato com a Conlute do seu estado e saiba como organizar o plebiscito na sua escola!

Anônimo disse...

Olá pessoal, sou professora do Curso de Comunicação Social da UESPI em Picos e preciso, infelizmentente, dizer que sinto medo da nossa universidade pública acabar por falta de investimento, apoio e respeito por parte do Governo Wellington Dias.

A NOSSA UESPI vem definhando a cada dia e além dos professores,todos os alunos de todos os cursos também são prejudicados com o descaso com a instituição e com a educação.

Faltam professores, laboratórios no curso de Comunicação Social, condições físicas adequadas, enfim, PRECISAMOS NOS UNIR E REIVINDICAR MELHORIAS!!!

PEÇO QUE MOVIMENTEM ALUNOS DA UESPI DE PICOS PARA QUE O MOVIMENTO NÃO PERCA FORÇA!!

Anônimo disse...

Estou um pouco ausente das atividades mas sempre q posso acompanho no blog.
problemas de trabalho pra resolver.
Mas estarei de volta nas próximas atividades e continuo mobilizando os estudantes da UESPI e informando sobre os acontecimentos do movimento nacionalmente e atuais através da CONLUTE.Plebiscito sobre o REUNI : Vamos construir a FRENTE DE lUTA cONTRA REFORMA UNIVERSITÁRIA!

ÉRICA BRITO
C.A DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UESPI
Construindo a CONLUTE
www.conlute.org.br